UIDCAF – Unidade de Intervenção

GAT – Gabinete de Atendimento Técnico APDJ

Avaliação Psicológica
A avaliação é efetuada através de um número restrito de consultas, nas quais é realizada uma entrevista clínica e são aplicados, quando necessário, testes e provas psicológicas, tendo como fim a elaboração de um relatório de avaliação psicológica.

Psicoterapia
A psicoterapia é um método e uma técnica terapêutica inspirada nas teorias que tem como objetivo proporcionar um melhor entendimento do funcionamento mental, visando um maior bem-estar emocional. Trata-se de um processo gradual, no qual a pessoa é convidada a explorar juntamente com o psicoterapeuta, num ambiente seguro e confidencial, os seus sentimentos e pensamentos, de modo a compreender o seu funcionamento psicológico.

Grupos Terapêuticos
Os grupos terapêuticos surgem como alternativa às psicoterapias individuais, nomeadamente em situações de graves patologias do agir ou em que há uma fraca mentalização, sendo os tratamentos individuais morosos, e muitas vezes, sem resultados.

Consulta de Neuropsicologia
A neuropsicologia clínica tem um papel importante a desempenhar, quer no apoio aos doentes e aos seus familiares para melhor perceberem o impacto das patologias neurológicas dos pacientes na sua vida diária, quer na avaliação, reestruturação, e reabilitação neuropsicológica destes pacientes. É um tipo de abordagem muito importante e frequentemente requerida para processos ou pedidos legais de reforma, e em situações Médico Legais.

 Reeducação da leitura e Escrita
A Reeducação da Leitura e da Escrita visa trabalhar junto do aluno as competências de leitura e escrita, como por exemplo, a fluência da leitura, a capacidade de interpretação, a redação de textos livres e temáticos, os casos especiais de leitura, os erros ortográficos, entre outras.

Promoção de competências cognitivas – Clubes de Estimulação Cognitiva
Os Clubes de Estimulação Cognitiva destinam-se a crianças com dificuldades específicas nas seguintes áreas: psicomotora, linguagem e cognitiva. Têm como objetivo a estimulação das competências que se pretende que as crianças desenvolvam em cada faixa etária, de acordo com as Orientações Curriculares para o Pré-escolar delineadas pelo Ministério da Educação.

Programa de Promoção da Fluência da Leitura
Este programa visa identificar os participantes que têm dificuldade no nível da fluência da leitura e intervir junto dos mesmos para melhorarem esta competência. A intervenção pode ser individual ou em grupo, consoante a necessidade dos participantes.

Programa de Promoção de Competências de Estudo
A promoção de competências de estudo pretende facultar ao aluno novas ferramentas de estudo, adequando as técnicas que utiliza à sua forma de ser e às necessidades que apresenta, bem como a aquisição de novos métodos de estudo. Além disso, promove a criação de hábitos de estudo através de uma melhor gestão do tempo.

Orientação Vocacional
A Orientação Vocacional tem um papel fundamental na consciencialização dos jovens para que compreendam desde cedo os desafios que se lhes deparam, no campo das evoluções, na natureza e na organizaçãodo trabalho e respectivas consequências, nomeadamente no aumento progressivo do trabalho intelectual.

Programas
Crescer a Brincar: A Alfabetização Emocional consiste em proporcionar às crianças a aquisição de conhecimentos acerca do seu mundo interno, dos seus estados emocionais, dos seus sentimentos, da forma como eles interferem nos seus comportamentos e na forma como os podem gerir adaptativa mente a esses mesmos estados emocionais e comportamentos.
A Alfabetização Emocional é um processo educativo contínuo e permanente, que pretende potenciar o desenvolvimento emocional, como complemento do desenvolvimento cognitivo, para possibilitar o desenvolvimento da personalidade integral.

Sarilhos do Amarelo : Este programa pretende desenvolver ferramentas interiores nas crianças de modo a que possam aventurar-se nas suas atividades e tarefas de aprendizagem com mais qualidade e profundidade.
É importante que as crianças aprendam desde cedo os processos de autoregulação da aprendizagem, que conheçam os processos envolvidos no aprender, no trabalho de equipa e na resolução de problemas. E é igualmente importante que reflitam sobre os processos e as estratégias de aprendizagem tanto no programa como na escola e na sua vida.

Mais Sementes: O Mais Sementes é um programa de formação parental que irá ser aplicado por psicólogos a todos os pais que queiram participar e a todas as crianças, numa sessão de grupo. Com uma frequência mensal para os pais e quinzenal para as crianças.
Vivemos num tempo em que as famílias, nomeadamente os pais, estão no centro das atenções desta sociedade que os observa no seu desempenho, visto que lhes atribui uma privilegiada e importante tarefa: a educação dos filhos e o seu desenvolvimento equilibrado. As rotinas de hoje são cada vez mais exigentes, e são muitas as famílias que necessitam de oportunidades de fortalecimento das suas competências relativamente à parental idade.
Foi neste pressuposto que se elaborou o programa Mais Sementes, inovador porque não faz apenas a formação com os pais, convidando as crianças a aprenderem desde pequenas o que é a parentalidade e a importância desta no seu desenvolvimento. Este é um programa promotor de relações de confiança entre pais e filhos, dando suporte à reflexão sobre as práticas parentais e procurando o fortalecimento das mesmas.

Consulta de Terapia da Fala
A consulta de terapia da fala na APDJ intervém maioritariamente com crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 3 e 18 anos com perturbações da linguagem oral, escrita e fala.

Grupo de estimulação Consciência fonológica (idades 4-5 anos)
A promoção da consciência fonológica em grupo, com crianças com idades compreendidas entre os 4-5 anos, tem como objetivo desenvolver esta competência linguística e diminuir a probabilidade de apresentarem dificuldades na aquisição de leitura e escrita.

 

GAT – Gabinete de Atendimento Técnico Itinerante

Considerando a falta de recursos a este nível na comunidade educativa; o aumento significativo de crianças e jovens com problemática do foro emocional, social e cognitivo; as dificuldades sociais e económicas com as quais as famílias se deparam na atualidade (nomeadamente a precariedade laboral) é proposta a celebração de protocolos à comunidade educativa que facilitam o acesso a estes serviços.

O Protocolo tem assim por objeto a realização de consultas de Psicologia individual e/ou grupo, e Terapia da Fala junto das crianças/jovens e familiares diretos destes (pais, encarregados de educação e irmãos). As consultas realizam-se preferencialmente no espaço físico das Instituições, com o objetivo de otimizar o tempo que a criança está no espaço e evitar a deslocação do Encarregado de Educação dentro dos seus horários de trabalho, contudo, na impossibilidade de disponibilização de espaços, o apoio realiza-se nas instalações da APDJ.

O protocolo prevê o aquisição de consultas por parte do Encarregado de Educação em pacotes de quatro sessões. Os pacotes surgiram com o objetivo de se tornar uma realidade o acesso às várias consultas disponibilizadas pela Instituição, por parte de toda a comunidade.

No âmbito do GAT Itenerante atuamos nas seguintes escolas/instituições

  • Agrupamento de Escolas D. Maria II
  • Agrupamento de Escolas Queluz-Belas
  • Infantário As Quatro Estações
  • Infantário Do Povo
  • Infantário O Caracol
  • ATL Bellas Notas
  • ATL Space Book

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social presta serviço na área do apoio social tendo como missão o compromisso com a justiça e equidade social, com a defesa intransigente dos direitos humanos, com a ampliação da cidadania e com a qualidade dos serviços prestados, sem discriminar e ser discriminado.

Programa Famílias +

No Programa Famílias +, Famílias ajudam outras Famílias através do apadrinhamento de atividades psicopedagógicas, e com bens alimentares, produtos de limpeza e higiene pessoal que compõem a nossa mercearia solidária.

Ação Mercearia Solidária:

Recolha de Bens Essenciais: Promover diversas ações de recolha de bens essenciais de modo a constituir uma despensa solidária (promover, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza)

Distribuição de Bens Essenciais: As famílias sinalizadas poderão recorrer ao serviço após uma avaliação onde será feito o diagnóstico familiar e atribuído um escalão com um valor mensal. De seguida e preenchendo uma lista de compras podem escolher os produtos disponíveis de que necessitarem até ao valor que lhes foi atribuído.

Ação Boutique Solidária:

Loja de roupa usada onde as famílias apoiadas possam escolher e levar roupa de criança.

Gabinete de Atendimento de Apoio à Inserção Profissional Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de reinserção profissional  e dinamização do GEPE – Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego.

Diagnóstico Social; Diagnóstico social e apoio psicossocial, análise com o utente/família das medidas e recursos disponíveis, de acordo com o pedido/problema identificado.

Equipa Técnica:

Coordenação

 Dra. Margarida Pequeno (Céd. nº 7989)

 Psicologia

Dra. Inês Nazaré Branco (Céd. nº 503)
Dra. Joana Melo da Silva (Céd. nº 16298)
Dra. Mafalda Serejo Silva (Céd. nº 11534)
Dra. Mónica Bolas Teixeira (Céd. nº 9585)

 Terapia da Fala

Dra. Cláudia Pequeno (C-040775186)
Dra. Daniela Gonçalves (C-042737184)

Supervisão Clínica

Prof. Doutor Nuno Colaço (Céd.nº 8237)
Psicólogo Clínico / Neuropsicólogo Clínico
Docente da Universidade de Évora

Contactos e Informações21 436 97 10 | 96 461 37 30 uidcriancafamilia.apdj@gmail.com

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